Informação sobre psoríase, causas, sintomas e tratamento da psoríase, com diagnóstico do grau de gravidade de cada situação e dando dicas para que quem sofre com psoríase, doença crônica infecciosa, possa melhorar a sua qualidade de vida.


Comorbidades psiquiátricas na psoríase

A psoríase está associada à falta de auto-estima e aumento da prevalência de distúrbios de humor, incluindo depressão. A prevalência da depressão em pacientes com psoríase pode ser tão elevada quanto 60%. A depressão pode ser grave o suficiente para que alguns pacientes considerem o suicídio. Num estudo de 217 pacientes com psoríase, quase 10% relataram um desejo de morrer e 5% relataram ideação suicida ativa. Tratamentos para a psoríase podem afetar a depressão. Um estudo demonstrou que pacientes com psoríase tratados com etanercept tiveram uma diminuição significativa em seus escores de depressão quando comparados com indivíduos controlados. No entanto, a depressão diagnosticada clinicamente, foi um critério de exclusão neste estudo. Portanto, o tratamento da psoríase com etanercept diminuiu os sintomas de depressão em pacientes sem depressão clínica evidente. Aumento das taxas de depressão em pacientes com psoríase pode ser um outro fator que leva ao aumento do risco de doença cardiovascular. Embora haja alguma evidência sugestiva de que o tratamento da depressão com inibidores da recaptação da serotonina possam reduzir eventos cardiovasculares, continuam a faltar evidências conclusivas.

Fardo psicológico e emocional da psoríase, podem ter um impacto psicológico e emocional substancial num indivíduo, o que nem sempre está relacionado com a extensão da doença da pele. Existem taxas elevadas de diversas psicopatologias entre pacientes com psoríase, incluindo baixa auto-estima, disfunção sexual, ansiedade, depressão, e ideias suicidas. Porque a gravidade clínica da psoríase pode não refletir o grau de impacto emocional da doença, é importante que os médicos considerem os aspectos psicossociais desta doença.