Informação sobre psoríase, causas, sintomas e tratamento da psoríase, com diagnóstico do grau de gravidade de cada situação e dando dicas para que quem sofre com psoríase, doença crônica infecciosa, possa melhorar a sua qualidade de vida.


Psoríase e doença cardiovascular

Existe um risco aumentado de doença cardiovascular em doentes com psoríase. Acredita-se que vários fatores podem contribuir para o aumento do risco de doença cardiovascular nestes pacientes. Pacientes com psoríase surgem mais frequentemente com excesso de peso, aumento da incidência de diabetes, aumento da incidência da hipertensão, e têm um perfil de lipoproteínas aterogénicas no início da psoríase, significativamente com baixa densidade de níveis de colesterol de lipoproteína e alta densidade de níveis de lipoproteína.
Análise epidemiológica num Banco de Dados de Clínica Geral no Reino Unido, que contém dados de mais de 130 mil pacientes com psoríase com idade entre 20 e 90 anos, determinou que os pacientes com psoríase têm uma incidência maior do que o normal para infarto do miocárdio. Mesmo após correção para a doença cardíaca, fatores de risco como fumar, diabetes, obesidade, hipertensão e hiperlipidemia, a probabilidade de enfarte do miocárdio é superior nos doentes que têm psoríase, quando comparados com indivíduos que não são afetados por esta doença (risco relativo sendo particularmente elevado em pacientes mais jovens com psoríase mais grave). Os doentes que têm ao mesmo tempo artrite reumatóide e lúpus eritematoso sistêmico, também apresentam um aumento da incidência de doença cardíaca coronária, sugerindo que o processo inflamatório crônico encontrado em todas estas doenças, pode desempenhar um papel na promoção de doença cardíaca coronária. Estudos preliminares sugerem que a terapia da artrite reumatóide e psoríase com methotrexate e artrite reumatóide com inibidores de fator de necrose tumoral pode diminuir a mortalidade cardiovascular.