Informação sobre psoríase, causas, sintomas e tratamento da psoríase, com diagnóstico do grau de gravidade de cada situação e dando dicas para que quem sofre com psoríase, doença crônica infecciosa, possa melhorar a sua qualidade de vida.


Tipos de psoríase

Baseado no local da lesão e em suas características clínicas, a psoríase é dividida em diferentes tipos, nomeadamente:

A psoríase é uma doença de pele

A psoríase é uma doença de pele que causa manchas pruriginosas ou doloridas, de pele grossa, vermelha e com escamas prateadas. Normalmente as manchas aparecem nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo, costas, rosto, mãos e pés, mas podem aparecer em outras partes do corpo. Algumas pessoas que têm psoríase também obtêm uma forma de artrite chamada artrite psoriásica.
Um problema associado ao seu sistema imunológico causa a psoríase. Num processo chamado de renovação celular, as células da pele crescem em profuncidade até atingirem a superfície da pele. Normalmente, este processo leva um mês. Na psoríase, isso acontece em poucos dias, porque suas células sobem muito rápido.
A psoríase pode ser difícil de diagnosticar porque pode parecer-se com outras doenças de pele. O seu médico pode precisar de olhar para uma pequena amostra de pele sob um microscópio.
A psoríase pode durar um longo tempo, mesmo uma vida. Os sintomas vêm e vão. Situações que pioram a psoríase incluem:
- Infecções;
- Estresse;
- Pele seca:
- Certos medicamentos.

Psoríase geralmente ocorre em adultos. Às vezes ocorre em famílias. Os tratamentos incluem cremes, medicamentos e terapia de luz.