Informação sobre psoríase, causas, sintomas e tratamento da psoríase, com diagnóstico do grau de gravidade de cada situação e dando dicas para que quem sofre com psoríase, doença crônica infecciosa, possa melhorar a sua qualidade de vida.


Psoríase vulgar ou em placas

Psoríase vulgar ou em placas é o tipo mais comum da doença e manifesta-se por placas redondas ou ovais, de tamanhos variados, bem delimitados, avermelhadas, com escamas secas e aderentes prateadas ou acinzentadas. Um anel esbranquiçado, conhecido como anel de Woronoff, pode ser observado cercando a placa psoriática. As áreas mais afetadas são cotovelos, joelhos, couro cabeludo, região lombo-sacra e umbigo.

Psoríase vulgar

O nome médico para a forma mais comum de psoríase é psoríase vulgar ("vulgar" significa comum). Cerca de 80% das pessoas com psoríase têm este tipo de psoríase. Também se costuma dar o nome psoríase em placas por causa das placas características na pele: placas bem definidas, vermelhas com levantamento de pele que podem aparecer em qualquer área da pele, embora os joelhos, cotovelos, couro cabeludo e tronco sejam os locais mais comuns. A acumulação de branco prateado escamoso no topo das placas é chamado  de escala, sendo composto de células mortas da pele. Esta escala aparece solta e derrama constantemente a partir das placas. Sintomas na pele incluem dor, coceira e craqueamento na pele.